sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOSSA CHANCE


     Para quem trabalha todo dia de Curiango, engolindo lua e não vê perspectiva de melhora no seviço do Táxi na Capital mais Morena do País, que sempre fica chateado com a as coisas que os patrões/sindicato/rádio táxi fazem, agora tem uma chance de mudar essa situação de mazelas que conhecemos tão bem.
     Em Dezembro deste ano tem eleições no Sindicato dos Táxistas (que hoje é patronal/dos patrões) e nós não tínhamos candidato (s), agora temos. É o Zé Carlos, que também é o Presidente da Associação dos Taxistas.
     Os dirigentes do Sintaxi não queriam a candidatura do nosso colega, porque sabiam que iriam perder a eleição de Dezembro próximo. E o que eles fizeram? Não estavam deixando nenhum Curiango se filiar ao sindicato, sabendo que se um número expressivo de Curiangos se filiarem ao sindicato, eles podem votar, e votar num Curiango, que nesse caso é o Zé Carlos.
     Afinal de contas, somos a maioria.
     Não importa se uma pessoa tem 60 (sessenta), 17 (dezesete) ou 01 (um) Táxi em seu nome ou se não tem nenhum, o voto é um só, somos iguais nessa hora. O seu voto vale igual ao voto de um frotista. Pense nisso.
     Bom, agora, saiu uma liminar em que os Curiangos podem sim se filiar ao sindicato e podem votar e ser votado também.
     Para tanto, é preciso preencher uma ficha de inscrição anexando a cópia da Carteirinha e a Permissão que o Patrão te dá para você dirigir o Táxi. Quem não pagou o INSS e não renovou a carteirinha e está só com o protocolo (assim como eu), anexa a cópia do protocolo.
     As fichas de inscrição estão com alguns Curiangos em alguns pontos, é só perguntar.
     Só que temos que nos filiar o quanto antes, então, esse é um chamado URGENTE! que faço à todos os Curiangos que de alguma forma quer ajudar a modificar tudo de errado que está ai.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PREFEITURA LIBERA ALVARÁS PARA TER TÁXIS ELÉTRICOS CIRCULANDO PELAS RUAS DE SÃO PAULO


Prefeitura libera alvarás para ter táxis elétricos circulando pelas ruas de São Paulo
                     
     Táxis elétricos ou híbridos – que funcionam a combustão e a energia elétrica – deverão circular em breve pelas ruas da capital paulista. A prefeitura autorizou a liberação de 116 novos alvarás para esse tipo de veículo. As autorizações, destinadas apenas a empresas por causa do alto custo, serão disponibilizadas em 58 pacotes fechados de cinco alvarás cada um.
     Apesar do preço elevado dos carros elétricos ou híbridos, que gira em torno de R$ 130 mil, a Secretaria de Transportes está confiante no interesse das empresas, já que no pacote há alvarás para táxis comuns, movidos a combustão.
     “Para conseguir os dois alvarás para os táxis comuns, a empresa terá de pegar o pacote todo, com os cinco alvarás, e apresentar os carros híbridos ou elétricos e o táxi acessível”, disse o diretor do Departamento de Transportes Públicos, Hélder Pereira. Na cidade, hoje, existem apenas 35 “táxis acessíveis” para atender a pessoas com deficiência. Se todos os pacotes foram adquiridos pelas empresas, mais 58 passarão a circular pelas ruas.
     De acordo com a secretaria, os carros híbridos têm autonomia para 500 quilômetros e consomem 50% a menos combustível que um veículo comum. A emissão de poluentes também é 50% menor.     
     Para adquirir o pacote –comuns, elétricos ou híbridos– as empresas não terão isenção fiscal, diferentemente dos taxistas autônomos que podem comprar os veículos - movidos a combustíveis renováveis, como o álcool – com melhor preço.
     Para o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, a oferta de alvarás para carros híbridos ou elétricos para autônomos é inviável. “O investimento é muito alto, esses veículos não são fabricados aqui, têm carga tributária elevada, preços em dólar. Em segundo lugar, nós não temos infraestrutura para atender o abastecimento dos elétricos”, declarou Giovanni Romano, assessor do sindicato.
     Os táxis elétricos terão de ser abastecidos diretamente na rede elétrica, enquanto os híbridos usam gasolina para fabricar eletricidade, em um processo que é mais econômico e produz menos poluição do que os carros comuns.

( http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/20/prefeitura-libera-alvaras-para-ter-taxis-eletricos-circulando-pelas-ruas-de-sao-paulo.htm )

quarta-feira, 20 de junho de 2012

TAXIMETRO ON LINE


     Lá atrás eu já havia postado algo semelhante, e depois de ter visto esse site novamente, eu resolvi que de tempos em tempos eu vou postá-lo aqui. Penso que é um serviço de utilidade pública e que merece destaque.
Então:
     Para quem é adepto às novas tecnologias assim como eu, acredito que vai achar esse site interessante. Ele mostra o valor da corrida baseando-se no trajeto que será feito pelo site. O seu uso é muito simples. Basta saber onde você está, digitar o endereço e saber para onde você quer ir e digitar o endereço. O site mostra o valor da corrida tanto na bandeira 1 quanto na bandeira 2. Mostra o trajeto e também traz informações adicionais.
Vale a pena.

( http://www.tarifadetaxi.com/campo-grande )

MAIS DE 200 MIL TAXISTAS INICIAM GREVE DE 24 HORAS NA CORÉIA DO SUL

Mais de 200 mil taxistas iniciam greve de 24 horas na Coreia do Sul
    
     A categoria pede ao governo reajuste nas tarifas e redução no preço do combustível. Para atender a população, as autoridades informaram que colocaram ônibus extras nas ruas e reduziram os intervalos de circulação dos trens do metrô.



(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/mais-de-200-mil-taxistas-iniciam-greve-de-24-horas-na-coreia-do-sul.html)

     Notícia boa eu publico mesmo. Quem sabe, vendo esse exemplo, vindo de um país tão distante e diferente do nosso, nós aqui não comecamos a nos articular nesse mesmo sentido? Buscando melhorias de trabalho e de ganho, lutando por um KM justo e uma diária honesta, sem esquecer das melhorias de trabalho que tanto almejamos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

NÃO SOU SÓ EU



      Não é só aqui que sai notícias sobre o mundo do Táxi em Campo Grande-MS.


Depois de 15anos, prefeito autoriza abertura de mais 54 vagas de taxista

     Depois de 15 anos, a Prefeitura autoriza a ampliação dos serviços de Táxi em Campo Grande. Na edição desta quinta-feira (14), o Diário Oficial do Município trouxe a relação dos 54 novos taxistas, que receberão alvará a partir do processo de licitação em que o fator determinante para a escolha dos contemplados foi o tempo que o interessado estava atuando como CURIANGO, o taxista auxiliar que presta serviço para dono do carro detentor do alvará. Atualmente, há 438 alvarás de taxi na Capital.
     Na próxima semana, deve ser publicada portaria da Ageran criando sete novos pontos, que serão instalados em locais onde já há carência do serviço. A definição para qual ponto cada novo taxista será designado será feita por sorteio.
     “O objetivo é garantir transparência e, desta forma, evitar qualquer insinuação de favorecimento”, explica o prefeito Nelson Trad Filho que ainda destaca que está é a primeira vez que a concessão de novos alvarás de táxi passa por um processo de licitação. “Tivemos a preocupação de definir regras para garantir oportunidade aos profissionais que estão há mais tempo na praça, sempre trabalhando como prestador de serviço”. Todos os contemplados são motoristas auxiliares, os chamados CURIANGOS, que passaram agora à condição de proprietários de seu próprio táxi.
     Osmar Viana dos Santos, 44 anos, CURIANGO há 23 anos, espera por melhoria nos seus rendimentos. “Graças a Deus fui contemplado. A licitação foi limpa, certinha, sem maracutaia, saiu pra quem merece”. Nelson de Oliveira, 65 anos, CURIANGO há 27 anos, não conteve as lágrimas ao ver seu nome divulgado no Diário Oficial.

(
http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=61525&edicao=1592)

     Fico feliz em saber que existem outros meios de comunicação, além desse aqui, que também dão um pouco de notícias do mundo do Táxi Campograndense.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LISTA DOS CLASSIFICADOS A GANHAR OS ALVARÁS

     Segue abaixo a lista dos classificados a ganharem um Alvará. Acredito que esta lista não seja a definitiva porque tem um erro. Mas, é um erro que se corrige rapidamente.
     Fico feliz que o processo de Licitação já esteja tão avançado e que as chances desses novos alvarás sairem ainda na administração do nosso Prefeito fique mais concreta a cada notícia nova.

Peculiaridades:    
    
     A lista traz os nomes de quem conseguiu pontuação para seguir para a próxima fase.
     Os nomes das mulheres estão misturados com os dos homens.
     Por questões estéticas, retirei a coluna indicando quem era mulher e quem era homem e também tirei alguns sobrenomes que não alteram seu conteúdo.
     A lista está em ordem alfabética e não por pontuação.
    
AVISO DE CLASSIFICAÇÃO

CONCORRÊNCIA N. 097/2011

O Município de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, através da Comissão

Especial de Licitação, torna público que no evento licitatório em epígrafe, ficam classificados os licitantes nos respectivos lotes conforme lista abaixo.

1 ADÃO ROSALINO SANDIM 
2 ALAN FERNANDO GOMES SOBRINHO    
3 ALFREDO RIVEROS DA ROCHA 
4 ALTAIR NOGUEIRA DA SILVA 
5 ANTONIO FERREIRA DE DEUS 
6 APARECIDA DANTAS DOS SANTOS 
7 ARISTEU TAMOTSU YONAKA    
8 ARNALDO RIVEROS DA ROCHA 
9 ATILIO LUCAS 
10 CARLOS ALBERTO FERNANDES 
11 CARLOS GOULLY    
12 EDUARDO SILVERIO DE LIMA SILVA 
13 ELENIR FERREIRA ROCHA    
14 ELIAS FORTUNATO DA COSTA 
15 ELINEY EVIAN MARCAL DA SILVA 
16 ERCIO XISTO DE QUEIROZ
17 ERNESTA MARCONDES ALVES 
18 FRANCISCO ANTONIO DO NASCIMENTO 
19 FRANCISCO MARTINS DA COSTA 
20 GERALDO RODRIGUES VIEIRA 
21 GILSON DE JESUS RODRIGUES 
22 HORACILIA APARECIDA FERREIRA 
23 ISAIAS MANOEL DUDU 
24 ISRAEL DA SILVA 
25 IVO BORHER 
26 IVONE PESSOA 
27 JOCELINO ALVES PEREIRA 
28 JOSÉ JORGE FÉLIX DE SOUZA 
29 JOSE MENDES DE SOUZA 
30 JOSE PACHECO FERREIRA NETO 
31 JUCELINO RODRIGUES DOS SANTOS 
32 LUCIENE MATIAS SANTOS 
33 LUIZ CARLOS DOS SANTOS MOURA 
34 MANOEL FRANCISCO DA SILVA 
35 MARIA APARECIDA REVOREDO 
36 MAURO FERNANDES MARQUES 
37 NAIR SORRILHA ESPINDOLA 
38 NELCY CARDOSO DA SILVA 
39 NELSON GARCIA DE OLIVEIRA 
40 ODILON DAMASCENO RODRIGUES 
41 OSMAR VIANA DOS SANTOS 
42 PAULO NAZARIO 
43 REGINALDO APARECIDO DE MEDEIROS 
44 RICARDO ROSA MORAES 
45 RUBENS GLAGAU VIEIRA 
46 SEBASTIÃO RIBEIRO DE CARVALHO 
47 SEBASTIÃO VAZ DA SILVA
48 VALDERLI RAMOS DO PRADO 
49 VALDINEI DO CARMO SANDIM 
50 VALDIR ALMEIDA DE REZENDE 
51 VALERIA CRISTINA PACHECO 
52 WILSON GALINDO 

Campo Grande - MS, 12 de junho 2012.

Mara Iza Arteman
Presidente CEL





sexta-feira, 8 de junho de 2012

TÁXI ELÉTRICO DA NISSAN COMEÇA A CIRCULAR SEGUNDA EM SÃO PAULO


     A iniciativa ainda é pequena, mas não deixa de ser um começo. Nesta semana foram entregues as duas primeiras unidades do Nissan Leaf que integram o programa piloto para avaliar a viabilidade de veículos elétricos operarem como táxi em São Paulo. O estudo é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo.

Nissan Leaf - foto Divulgação


     Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo deste tipo, que inclui o apoio da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo). O programa começa na segunda (11/06), quando os dois carros vão para as ruas.
     Os veículos ficarão num ponto entre a avenida Paulista e a rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero.
     Os Leafs que a partir de segunda vão atuar como táxi em São Paulo e circularão em um circuito pré-definido. Na fase seguinte, prevista para meados do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades – todos disponibilizados pela Nissan do Brasil.
     Além de estudar o comportamento de um veículo com tração elétrica pelas ruas de São Paulo, o programa contará com uma rede de recarga. Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, em que os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan Leaf com carga em até 30 minutos e outros dez carregadores para o "reabastecimento" em até oito horas, que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela população. O Leaf tem autonomia de 160 quilômetros.
     Imagina parar um Táxi por 08 (oito) horas para reabastecer? Não tem quem aguente, mesmo porque, sabemos que um carro elétrico é bem mais caro que um carro “normal”.
     E não é trocando os motores dos Táxis de São Paulo de gasolina/álcool para elétrico que vai se resolver o problema da poluição na maior cidade da América Latina.

(http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item43525.shl)



segunda-feira, 4 de junho de 2012

NOVOS PONTOS

     Até agora não saiu nada no Diário Oficial com os nomes dos felizardos  que ganharam a licitação dos pontos de Táxi, mas, já estão pré-definidos onde estarão esses 52 (cinquenta e dois) novos alvarás. Isso se tudo correr bem.
     Recebi a informação de onde serão colocados os futuros alvarás de uma fonte que considero segura e que sabe muito bem o que fala e conhece o mundo do Táxi por ter sido Curiango e hoje é patrão.
     Me foi confidenciado que os alvarás serão distribuídos da seguinte forma: (Mais ou menos)
Pontos novos:
- Cophavilla
- Tamandaré (UCDB)
- Pedrossian
- Hotel Grand Park
- Posto Saúde Nova Bahia
- Atacadão na Duque de Caxias
- Fort Moreninhas
- Fort Ernesto Geisel
- Maxxi Atacado da Coronel Antonino
- Parati
Pontos onde receberão alvará:
- Aeroporto
- Legal Alberto Sabin
     Claro que essa não é uma lista oficial, mesmo porque não tive acesso a ela, mas, acredito que se não for essa, não vai ficar muito longe desse resultado.
     Acredito também que haverá consenso por parte da agetran em adequar os pontos à realidade do local onde os mesmos serão instalados. Mesmo porque, se essa lista estiver correta, prova mais uma vez que a agetran não faz pesquisa e nem tão pouco conversa com quem é realmente interessado no assunto, apenas pensa e faz e como não é do dinheiro deles se não der certo, vai lá e desfaz.