sexta-feira, 27 de julho de 2012

AGORA FALTA MENOS AINDA

Prefeito Nelson Trad Filho homologa licitação de Táxi

     Após a solenidade de lançamento da programação oficial do aniversário de 113 anos de Campo Grande, o prefeito Nelson Trad Filho homologou na manhã desta quarta-feira (25), a licitação do contrato de permissão para a execução de serviço público de transporte individual de passageiros, sendo 54 novos Táxis. O ato foi formalizado no Gabinete da Esplanada. Atualmente, há 438 alvarás de Táxi na Capital.
     Esta é a primeira vez que a concessão de novos alvarás passa por processo de licitação. O prefeito explicou que o principal critério foi o de tempo de uso e a qualidade no serviço como Curiango. “A concessão de alvará já foi palco de interesses e hoje mostramos que nosso trabalho, em união com o sindicato da categoria, estabeleceu regras e realizou uma licitação transparente”, relatou Nelsinho.
     No prazo de 60 dias, os veículos devem passar por vistoria. No dia 09 (nove) de Agosto acontece o sorteio público para o preenchimento dos pontos de táxi. “Este foi um marco para a história e mostrou a legalidade e a regularidade do processo licitatório”, considerou Rudel.
     Participaram da solenidade o deputado federal Fábio Trad, Taxistas e mototaxistas.



     Para quem estava crente (como eu) que os pontos não sairiam, ainda mais depois da Lei que a vereadora Magalli Picarelli fez, onde diz que os pontos só poderão serem dados no dia do motorista (25/07) está ai a prova que os pontos saíram sim e dentro do processo que já estava em andamento.
     Mas, se notarmos bem as coisas, veremos que os alvarás foram dados realmente no dia (25/07), só não foi entregue.
     Tenho que ponderar algumas coisas. Essa matéria foi tirada do site da Prefeitura e lá consta 54 (cinquenta e quatro) alvarás. Se não me falhe a memória, eram 52 (cinquenta e dois) alvarás. Quem são esses 02 (dois) a mais?
     Para quem quiser ver, tem um vídeo, feito pela própria produtora da Prefeitura onde o Prefeito Nelsinho fala sobre a entrega dos pontos, tem também os presidentes dos sindicatos de Táxi e de Mototáxi falando algumas coisas.
     Como não podia deixar de ser, tem um álbum de fotos, e eu, que quase não conheço Taxista/Curiango, não vi nenhum Curiango nas fotos ou no vídeo. Peço ajuda aqui aos meus leitores para que me mostrem os Curiangos ali presente. Sendo que os maiores beneficiários e os maiores interessados são os Curiangos.
     Mas, de qualquer forma, fico muito feliz com a notícia. Quem me conhece sabe.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

MAIS ALVARÁS


     Existe uma conversa no meio do mundo do Táxi dizendo que a agetran vai liberar mais 07 (sete) alvarás para suprir as necessidades daqueles Curiangos que entraram na justiça para poder barrar o processo licitatório.
     A  principal alegação é que o tempo de serviços prestados dirigindo Táxi contados pela agetran, estavam errados e foi pedido revisão desses dias. 
     Como não há tempo de abrir nova licitação a agetran teria optado por colocar mais 07 (sete) alvarás para sanar esse problema.
     Se é verdade ou não, tenho visto na verdade Curiangos invejosos dizendo por ai que esses alvarás não saem na administração do Nelsinho ou que tudo isso foi golpe de deputado para fazer com que algum preterido tirasse o alvará. Penso que esses comentários são comentários de gente invejosa que deveria ter procurado seus direitos no momento certo ao invés de ficar falando essas bobagens pelos cantos.

NOVA RÁDIO TÁXI


     Está correndo um boato (forte) de que tem uma pessoa que está querendo montar uma rádio Táxi aqui na Capital do Mato Grosso do Sul.
     Dizem por ai que as coisas estariam bem adiantadas e que inclusive essa pessoa já até teria comprado o telefone da extinta rádio Táxi Modelo (a famosa 1010).
     Foi comentado também que a pessoa não é do ramo do Táxi e que não é daqui, parece que a pessoa é da cidade de Dourados.
     Os mais informados dizem que já sabe o nome da pessoa e tudo mais.
     Mas, o que está dando o que falar mesmo, e que ninguém assume que fala, é que um velho conhecido nosso é quem estaria por traz dessa nova rádio Táxi.
     Vamos ficar de olho.
    

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DITO E FEITO


     Como foi postado aqui dias atrás (com exclusividade) saiu no Diário Oficial os locais para onde irão os novos pontos de Táxi.

São eles:

05 (cinco) para Av. Ernesto Geisel, 2.300 – Shopping Norte Sul/Fort Ernesto Geisel
10 (dez) para o Aeroporto
05 (cinco) para Rua da Divisão, 974 – Parati
06 (seis) para Rua Dr Antônio Arantes com Av Afonso Pena – Grand Park Hotel
03 (três) para Av. Gury Marques, 7.401 – Fort Moreninhas
04 (quatro) para Rua Tenente Lira com Av. Tamandaré
04 (quatro) para Av. Marinha, 738
02 (dois) para Rua Albert Sabin com Rua José Passarelli – Legal da Albert Sabin
05 (cinco) para Av Ayrton Senna da Silva com Av Cônsul Assaf Trad - Provavelmente no PS. Nova Bahia e depois para o Shopping dos Ipês.
04 (quatro) para Rua Marina do Couto Forte com Rua Manoel de Oliveira Gomes - Pedrossian
04 (quatro) para Rua General Lima de Figuereido com Av. Duque de Caxias – Atacadão da Duque de Caxias

     Quero agradecer também a minha fonte que foi quem me deu esse furo.
     Agora, é só aguardar a agetran chamar os ganhadores da Licitação para irem ao sorteio dos pontos e acabar com essa estória de uma vez por todas.

sábado, 7 de julho de 2012

A CAIXA


     Que Deus o tenha em bom lugar, mas, a estória além de verídica, não é das piores.
     Tem muitos anos esta estória, da época em que os Táxis nem eram padronizados na cor branca e nem tinha que se fazer um curso para ser Taxista.
     Certa tarde aparece um homem, bem vestido e gesticula para o Taxista do outro lado da rua, com uma caixa grande de televisão.
     O Taxista por sua vez atende ao chamado prontamente e leva o Táxi até a porta de uma das famosas lojas Arapuã.
     Chegando lá o Taxista, sempre muito prestativo, abre o porta-malas para colocar a caixa com a televisão.
     O homem diz que não precisa, que ele mesmo põe a caixa lá. E põe.
     Os dois distintos cavalheiros adentram ao  Táxi e o homem pede para ir até o bairro Cophasul.
     O Taxista pensou, rachei.
     Chegando lá, o homem desceu e disse que voltava. Passou um pouquinho e eis o homem de volta.
     - Vamos no Parque dos Poderes.
     - Tudo bem, disse o Taxista.
     O Parque dos Poderes é um lugar em Campo Grande-MS que abriga várias secretárias de Estado, o Comando da Policia Militar, a Assembléia Legislativa dentre outros órgãos do governo. E que fica longe do Centro.
     O homem era todo prosa, gente boa. E do Parque dos Poderes, que também não é um lugar perto, mandou o Taxista ir em direção ao Aero Rancho.
     Tudo lugar um mais longe que o outro. O Aero Rancho é um bairro muito antigo em Campo Grande-MS. Hoje tem Aero Rancho I II III e por ai vai. Bairro grande.
     E o taxímetro girando.
     Quando chegou no Aero Rancho o homem disse pro Taxista, entra aqui, vira ali, vira ali de novo, entra aqui, pare ali. O Táxi parou.
     - Espera ai que já volto, é rapidinho!
     - Tá bom. Consentiu.
     Passou 10 minutos, 20 minutos, 45 minutos e nada do cara aparecer.
     O Taxista, já meio contrariado pensou: Esse filho da pu74 não volta mais, vou voltar pro ponto, ele me deu o calote e o melhor que tenho a fazer é voltar pro ponto com esse prejuízo.
     Mas, voltando-se para o carro ele viu a caixa de televisão e logo pensou. Não vou sair totalmente no prejuízo, fico com a TV novinha que ele acabou de tirar da loja e o prejuízo fica menor.
     Daí, o Taxista voltou pro ponto e quando chegou lá começou a contar a estória pros colegas do ponto e foi pegar a caixa com a TV no porta-malas do carro, para mostrar para os outros Taxistas.
     Quando ele pegou a caixa daí ele quase teve um troço, não porque a caixa estava pesada e sim porque a caixa estava vazia. O cara tinha fingido que tinha alguma coisa dentro da caixa simulando o grande peso do objeto enganando mais uma vez o Taxista.
      Na hora, o Taxista não sabia se ria ou se chorava de raiva.
      Foi um golpe e tanto!

CURSO CURIANGO SEST/SENAT

     Não digo para ninguém fazer ou não, mas, estão abertas as inscrições para o curso de Curiango no SEST/SENAT de Campo Grande-MS.
     Quem quiser ficar engolindo lua tem até o dia próximo dia 13 (treze) para fazer a sua inscrição.
     O curso, assim como os cursos universitários, foi facilitado e terá menor duração. Fico pensando o que vão cortar agora, porque no meu curso não foi ensinado nem como se ligava o taxímetro, sei que o último que teve nem ensinaram o código Q. E agora? O que vão cortar? O certo é que vai ( infelizmente, a pedido de um frotista) acontecer o curso e que vai ser ofertado o curso de inglês do Taxista Nota 10.
     Maiores informações pelo telefone: 3348-8700

A LEI DA MAGALI PICARELLI

     Tentei entrar em contato com a assessoria da vereadora Magali Picarelli pedindo a lei (na integra) que ela criou dando os 20 % ( vinte por cento ) dos alvarás de Táxi e Mototáxi para as pessoas de sexo feminino, só que até agora, não obtive resposta, portanto, posto o que "achei" da lei.

Alvarás para a exploração do serviço de táxi

Lei nº 3.433, de 6 de janeiro de 1998 Acrescenta dispositivo aos artigos 2º e 4º da Lei nº 1.655, de 30 de março de 1977

Lei nº 3.433, de 6 de janeiro de 1998- Acrescenta dispositivo aos artigos 2º e 4º da Lei nº 1.655, de 30 de março de 1977.

 “Com a lei, os artigos 2º e 4º, da respectiva lei, passaram a vigorar com a seguinte redação:
Art. 2º - ...

§ 1º - A concessão de alvarás será efetivada no dia 25 de julho (Dia Nacional do Motorista) de cada ano.
§ 2º - Na concessão de alvarás para a exploração do serviço de táxi na cidade, destinar-se-á, obrigatoriamente, 20% das vagas a serem preenchidas, à candidatas mulheres.
Art. 4º - Na adoção de critérios para a concessão de Alvarás, a Prefeitura, considerará, prioritariamente, o efetivo tempo de exercício na profissão, bem como se o taxista encontra-se em plena atividade.”

     Já que alguns Curiangos se sentiram lesados pela agetran, eles entraram na justiça para tentar alguma coisa (não sei se é para cancelar a licitação, não sei se é inveja, não sei se é por pura maldade ou sei lá por que), porém, aqueles que estão esperançosos em ganhar o seu merecido alvará, terá a sua última chance no próximo dia 25 que é o dia do motorista em que a lei da Magali diz que tem que ser entregue o alvará.
     Torço para que isso aconteça.