sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROIBIDO DE TRABALHAR


     Dia 27/08/12 eu e o meu patrão fomos obrigados a ir até a agetran para resolvermos assuntos de documentação.
     Tanto eu como ele já sabíamos do que se tratava. O popular INSS. Que pela lei meu patrão quem tem que pagar e não eu. Só que ele foi orientado (não sei por quem) que o texto da lei diz que cabe a ele (meu patrão) somente a fiscalização; que o papel dele é somente de fiscalizar se eu estou em dia com o INSS (no que diz respeito ao imposto).
     Na frente de uma das mulheres que atendem lá na agetran eu propus um acordo, do meu patrão pagar a metade do imposto e eu pagar a outra metade. Sem chance.
     Essa senhora, lá da agetran, do alto da sua benevolência me deu um prazo de até sexta-feira, no caso hoje, no caso 03 (três) dias para eu pagar as 08 (oito) parcelas do INSS. Caso eu não o faça, estarei impedido de trabalhar como Taxista em Campo Grande-MS até eu regularizar a minha situação junto ao órgão que cuida da seguridade brasileira.

Minhas considerações:

Primeiro:
     Eu tenho a lei (sempre carrego comigo) que diz que quem tem que pagar o INSS é o patrão. Só não entendo porque a agetran vem cobrar de mim um imposto que é de responsabilidade do meu patrão. Será porque a agetran está junto com os donos de Táxi nessa empreitada?
Segundo:
     Sabe porque a agetran não veio atrás de nós que não pagamos o imposto? Porque o sest/senat não tinha aberto o curso para Taxista e se fosse para tirar de circulação os Curiangos como os frotistas iriam se virar?
     Mas, agora que terminou a primeira turma do curso de formação de Taxista e muitos já estão batendo nas portas dos frotistas a agetran veio para cima de nós Curiangos que estamos com restrições.

Terceiro:
     Sobre a lei municipal não tem sentido dúbio, duplo sentido, pegadinha, interpretação errônea ou mensagem subliminar. A lei é clara e todos os advogados, promotores, defensores, vereadores e até a uma expert do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) dizem que a lei é clara no que diz respeito ao recolhimento do INSS se por parte do patrão.

Quarto:
     Sobre a expert do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que me disse o seguinte: Pague o INSS e depois vá até o Ministério do Trabalho e faça uma reclamação trabalhista exigindo o pagamento do INSS por parte do seu patrão. Porque, não existe uma relação de trabalho sem vinculo empregatício. E se você (ou qualquer um) não conseguir nada, você venha até o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que aqui nós damos jeito.
     Fico pensando, eu tenho outras profissões, poderia sair do Táxi e levar meu patrão na justiça, sim, sair do Táxi, porque, se eu levar meu patrão na justiça, ninguém vai deixar eu trabalhar. Mas, fico pensando que eu gosto desse mundo e já estou eviscerado disso tudo. Mas, ainda tenho um prazo de 02 (dois) anos.
     Bem, hoje fica sendo um até logo para mim. Já estou saindo de casa para pegar o Táxi para trabalhar e deixar minha carteirinha porque tenho que ser descadastrado hoje. Vamos ver até que dia eu aguento ficar se trabalhar. Vou tirar esses dias que vou ficar proibido de trabalhar, para pensar na vida, descansar e visitar amigos. Vou tomar um porre e quando eu acordar, vejo o que faço.

Inté !!!


 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

OUTRA DEFINIÇÃO PARA O TÁXI


O que é o Táxi ?

     Que o Táxi é um meio da pessoa ganhar dinheiro, é de domínio público. Que o Táxi gera emprego e renda todo mundo também já sabe. E que o Táxi também é um meio de trabalho informal que gera receita e renda para quem não faz parte do mundo do Táxi, já foi até tema de um post aqui.
     Mas, uma coisa em que poucos pensam é que o Táxi também é um outdoor ambulante. Tanto é que tem empresas que colocam propagandas adesivas no vidro traseiro de alguns Táxis aqui da Capital.
     Fora esse tipo de propaganda móvel, ainda tem (para aqueles que usam rádio Táxi) a propaganda da rádio Táxi a qual o dono do Táxi escolheu para trabalhar.

     Aqui na Capital do Mato Grosso do Sul a maioria dos Táxis usam alguma rádio Táxi e consequentemente fazem a propaganda, meio que gratuita, da rádio Táxi que ele usa.
     Sobre isso é importante ressaltar o seguinte: As rádios Táxis de Campo Grande-MS cobram para soltar corridas via rádio. Atualmente a rádio Táxi Campo Grande está cobrando uma mensalidade de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais) e a Coopertáxi (apesar de cooperativa) cobra R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais).

     Os Táxis e seus condutores precisam cumprir regras para poderem utilizar tanto uma quanto outra rádio Táxi. Mas, não se fala nada dessa propaganda gratuita que fazemos, nem que quem presta serviço é a rádio Táxi e não o Taxista. Mas, isso é assunto para outro post.
     Quando um Táxi passa, a pessoa que sabe o número de algum Taxista ou de um ponto ou de uma rádio Táxi, logo vê o número num Táxi e já liga para a central de rádio Táxi para pedir um Táxi.
     Portanto, a rádio Táxi que puder colocar o maior número de Táxi na "praça" com a sua propaganda, mais chamadas ela terá. E com isso, fará maior sucesso entre os munícipes.

     Já aquela rádio Táxi (que por causa de um ou outro frotista) que ficar escolhendo pontos onde se vai poder colocar ou não os rádios e consequentemente seus outdoors ambulantes, poderá estar dando um tiro no pé. Porque pode vir outra rádio Táxi e colocar sua propaganda "gratuita" num Táxi tendo assim mais chamadas.
     Penso que uma organização não pode se render a interesses próprios de um ou outro dirigente, tem é que se pensar mais além, no todo na coletividade e que vença o melhor.

     Temos que ter em mente que tudo na vida é passageiro, menos o Taxista.

 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

GRÁMATICA

  Fui passar o corretor ortográfico desse Site que hoje hospeda meu Blog e percebi uma coisa que eu ainda não tinha me atentado.
     Serei breve.
     Ocorreram mudanças na forma escrita da nossa língua. Mudanças essas ridículas, diga-se de passagem.
     Eu, como lingüista formado que sou e defensor da nossa emancipação total de Portugal, não aceito que chamem nossa língua de portuguesa. Pelo simples fato dela não ser. Não aceito esse tratado ridículo que nos faz aproximar do português e nos distanciar da nossa verdadeira língua.
     Nós falamos o Brasileiro ou língua brasileira e não o português do Brasil, como muitos falam.
     Pois bem, ocorreram algumas mudanças das quais eu não seguirei. Continuarei a usar a trema e todos os outros aparatos lingüísticos de outrora.
     Só to deixando isso claro, porque amanhã ou depois, vem alguém e diz que a minha escrita está errada.

( Na verdade esse post é antigo, mas, sinto-me no direito/dever de enviá-lo periodicamente para que não pairem dúvidas a esse respeito )

INDIGNADO


     Estou indignado!!!
     Como já foi publicado aqui, já saíram os pontos novos, a agetran já está fornecendo os alvarás e tudo está correndo normalmente.
Também foi dito aqui, que os ex-Curiangos que ganharam seus pontos no último dia 09/08/12 poderiam trocar entre si os seus pontos, mais por questão de logística do que por questões financeiras. Por exemplo: um ex-Curiango que ganhou um ponto no Parati e mora no Oiti, poderia bem trocar com alguém que pegou ponto na Pedrossian.
     Agora, o que está sendo comentado na praça é que já tem ex-curiango trocando ponto com frotista, e o que é pior, fazendo um péssimo negócio.
     Minha indignação é que esses pontos eram para dar oportunidade de ser patrão àqueles que estavam a muito tempo "engolindo lua", não era para ser uma moeda de troca. Ora, já sabemos muito bem onde vai dar essa estória. O ex-curiango vai trocar o ponto com um frotista, não vai aguentar e logo vai vender o ponto para o mesmo frotista com que fez a troca. Esse filme já passou antes aqui na Capital e muitos se lembram disso.
     E a vontade de acabar/diminuir o poder dos frotista vai diminuindo a cada dia que passa com esses tipos de atitudes.
     Penso que a própria agetran não deveria deixar isso acontecer, pois, esse comportamento fere e muito a própria licitação que diz que o ponto é pessoal e intransferível, devendo voltar para as mãos da Prefeitura dentro de 15 (quinze) anos, prorrogável por mais 15 (quinze) anos.
     Olho aberto ai agetran!

CASA NOTURNA DA CAPITAL FAZ CAMPANHA "VOLTE DE TÁXI"


     Com objetivo de evitar acidentes no trânsito, a Valley criou a campanha "Volte de Táxi". Isso mesmo, a ideia é que os clientes tenham a consciência que bebida e direção não combinam. Então os solteiros de plantão que irão curtir a noitada devem e podem aderir a essa ideia.
     O objetivo principal da campanha é cuidar dos clientes. A casa busca parcerias para que os clientes possam, além de voltar com segurança, ter um preço mais acessível na volta para casa.

     A casa pretende com essa campanha buscar parcerias com companhias de Táxi, para que o preço fique mais baixo.
Repercussão
     Típico de internautas conscientes, a campanha já tomou grande dimensão nas redes sociais. Já foram mais de 218 compartilhamentos no Facebook.
( http://www.bocadopovonews.com.br/ )

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SAIU... SAIU... SAIU...

     Graças a Deus e somente a ele, que saiu os pontos de Táxi.
     Ontem, 09/08/12 ( data histórica ) foi feito o sorteio dos pontos para os ganhadores do processo licitatório.
     Com o início programado para as 10:30, já havia ex-curiango nas dependências do SEST/SENAT as 09:30. Por ai percebemos a tamanha ansiedade. Tinha ex-curiango que não fuma e que estava até fumando de tanto nervoso que estava.
     As 10:30 todos os interessados e convidados estavam no interior do auditório do SEST/SENAT para acompanhar o sorteio dos pontos. 
     Foram colocados dois globos com bolinhas de madeira dentro e o da esquerda correspôndia ao número do ex-curiango e o da direita o número do ponto que ele havia ganho.
     O sorteio ocorria normalmente quando foi notado que só havia 44 ( quarenta e quatro ) bolinhas simbolizando os ex-curiango.
     Foi uma confusão daquelas, foi ai que foi descoberto que a bagunça da agetran era que aquele globo com 44 ( quarenta e quatro ) bolinhas era o globo dos moto-taxistas.
     Sanado a bobagem, foi decidido que estava cancelado o sorteio e que iria começar tudo de novo.
     Vários ex-curiango ficaram chateados e não esconderam a sua indignação como o fato lamentável que acabara de acontecer.
     A grande maioria dos ex-curiango queriam mesmo era o ponto no Aeroporto. Então, imagina aqueles que queriam ganhar o ponto no Aeroporto, e no primeiro sorteio ganharam e no segundo sorteio saíram com um ponto ruim. Complicado.
     Depois da bagunça da agetran o sorteio foi muito bem até o final. Logo na sequência já saiu a listagem completa de como ficou a distribuição dos pontos ( a lista você pode conferir num outro post ) e todos se cumprimentaram e foram embora.
     Para mim foi uma festa, tanto pela concretização de um processo que acompanhamos desde o início, tanto pela alegria dos meus companheiros de trabalho, de ver a emoção nos olhos de cada um, de ver a decepção de ter pego ponto num lugar ruim, e além de eu ver colegas que fazia tempo que eu não via e de conhecer novos colegas que eu não conhecia.
     Gostaria de lembrar aos ex-curiango que na essência, vocês ainda são curiangos, não se esqueçam de onde vocês vieram e que sirvam de exemplo para a nova geração de Curiangos.
     Parabéns a todos (as), estou muito feliz por ter feito parte desse processo inédito no mundo do Táxi e na Capital mais morena do Brasil.

RELAÇÃO DOS GANHADORES E SEUS RESPECTIVOS ALVARÁS

Ponto 09 – Shopping Plaza Norte Sul/Forte Ernesto Geisel

01 - Ernesta Marcondes Alves
02 - Jocelino Alves Pereira
03 -  Aristeu Tamotsu Yonaca
04 - Nelson Garcia de Oliveira
05 - Israel da Silva

Ponto 12 – Posto Saúde Nova Bahia

06 - Alan Fernando Gomes Sobrinho
07 - Isabel Cristina Dalosto
08 - Atilio Lucas
09 - Mauro Fernandes Marques
10 - Elias Fortunato da Costa

Ponto 17 – Aeroporto

11 - Sebastião Ribeiro de Carvalho
12 - Alfredo Riveros da Rocha
13 - Isaias Manoel Dudu
14 - Ivone Pessoa
15 - Adão Rosalino Sandim
16 - Maria Aparecida Revoredo
17 - José Pacheco Ferreira Neto
18 - Carlos Alberto Fernandes
19 – Jucelino Rodrigues dos Santos
20 - Nair Sorrilha Espíndola

Ponto 28 – Parati

21 - Vanderli Ramos do Prado
22 - Eduardo Silvério de Lima Silva
23 - Osmar Viana dos Santos
24 - Valdir Almeida de Rezende
25 - Ércio Xisto de Queiroz

Ponto 32 – Grand Park Hotel

26 - Reginaldo Aparecido Narciso de Medeiros
27 - José Mendes de Souza
28 - Manoel Francisco da Silva
29 - Valdinei do Carmo Sandim
30 - Wilson Galindo
31 - Gilson de Jesus Rodrigues

Ponto 57 – Pedrossian

32 - Antonio Ferreira de Deus
33 - Valeria Cristina Pacheco
34 - Francisco Martins da Costa
35 - Geraldo Rodrigues Vieira

Ponto 59 – Legal da Albert Sabin

36 - Horacilia Aparecida Ferreira
37 - Odilon Damasceno Rodrigues

Ponto 60 – Cophavila II

38 - José Jorge Félix de Souza
39 - Elenir Ferreira Rocha
40 - Luciene Matias Santos
41 - Francisco Antonio do Nascimento

Ponto 66 – UCDB

42 - Rubens Glagau Vieira
43 - Nelcy Cardoso da Silva
44- Eliney Evian Marçal da Silva
45 - Carlos Goully

Ponto 72 – Morenhinhas

46 - Ricardo Rosa Moraes
47 - Altair Nogueira da Silva
48 – Arnaldo Riveros da Rocha

Ponto 73 – Atacadão da Duque de Caxias

49 - Sebastião Vaz da Silva
50 - Aparecida Dantas dos Santos
51 - Luiz Carlos dos Santos Moura
52 - Ivo Borher

     Até que enfim sairam os pontos.
     Bom, essa é a lista oficial dos pontos com seus respectivos ganhadores, porém, é possível a troca de pontos entre os ganhadores. Então, essa não é a lista final, tenho certeza que haverá troca. 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PONTOS


     Atualmente existem em Campo Grande-MS 71 pontos de táxi e mais 3 pontos livres. Um na Feira Central (FEIRONA) outro no Parque de Exposições e um terceiro no Pavilhão Albano Franco.
     Cada ponto tem seu coordenador eleito pelos donos dos pontos. Coisa que acho errado, porque tem patrão que nem vai no ponto, e não tem a real noção de como é o ponto; como que roda, o que precisa e todas as coisas que regem o ponto.
     Na verdade, quem tinha que votar e ser votado era quem está ali, todo dia, trabalhando pelo desenvolvimento do ponto. Quem realmente conhece os clientes e os vizinhos e sabe o que o ponto realmente precisa.
     E quem fosse coordenador tinha que ter alguma regalia, para poder incentivar o eleito a fazer um bom trabalho.
     Cada ponto tem suas próprias regras, baseadas numa lei geral da agetran, mas, que geralmente tem acréscimos, como por exemplo: escala de limpeza.
     Geralmente, as leis de trânsito e do bom senso; como: não estacionar na porta de garagem dos vizinhos, não buzinar fora de hora, também fazem parte dessas regras.

SORTEIO DOS PONTOS


     Está marcado para o dia 09/08 o tão esperado sortei dos pontos que forão dados pela prefeitura.
     O evento está marcado para às 10:30 lá no SEST/SENAT.
Todos (as) os (as) ganhadores (doras) estão anciosos (as) para pegarem seus devidos pontos, mas, eu pelas conversas que tenho tido com os (as) felizardos (as), eles (as) também estão anciosos (as) para saberem como será feito esse sorteio.
     Será que vão pegar uma cumbuca, colocar os papeizinhos com o nome do ponto enrolado dentro e cada um vai tirando o seu? Se for assim, qual vai ser a ordem de retirada? ou, será que vai ser uma combinação de números feitos iguais nos sorteios da loteria federal?
     São dúvidas que muitos (as) tem e que amanhã será sanada.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PREFEITURA DE SÃO PAULO DESISTE DE FAIXA XADREZ NOS TÁXIS


     Durou menos de um ano a tentativa da Prefeitura de SP de dar uma nova identidade aos táxis da capital. A gestão Gilberto Kassab cedeu às pressões dos taxistas e tornou facultativa a obrigação dos carros novos de colocar faixas quadriculadas nas laterais.
     A chamada "nova identidade visual" dos táxis havia sido determinada por uma portaria do Departamento de Transportes Públicos, em 22/08/11. Ela seria obrigatória para os táxis que estavam sendo acrescidos à frota da cidade (eram 1.200). Mas os taxistas antigos que trocassem seus veículos por novos só receberiam autorização para circular se também tivessem a nova sinalização.
     Agora, segundo nota da Secretaria Municipal de Transportes, o uso das faixas será facultativo - o taxista só coloca se quiser. "A medida resultou de estudos feitos com base em solicitações dos taxistas", diz o texto. A Prefeitura não informou, o que mudou agora - na época em que a medida foi adotada, também havia estudos como base para as regras. Além das faixas quadriculadas, os táxis tinham de ter as inscrições "Táxi SP" e "Comum" nas portas, o número de inscrição e o telefone de reclamações da Prefeitura, 156. 

(
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,prefeitura-de-sp-desiste-de-faixa-xadrez-nos-taxis,911107,0.htm )

EM VOLTA DO TÁXI



     Ao redor da profissão de Taxista tem mais um tanto de profissões que nos rodeia.
     A começar pelos frentistas que abastecem os Táxis todos os dias, depois tem o pessoal do caixa que recebem o dinheiro da gasolina e em alguns casos o dinheiro do patrão também.
     Tem as operadoras de rádio Taxi que prestam o serviço de “solta/liberar” as corridas via rádio. Um grande abraço meu a essas profissionais que tem hora que esculta o que não precisa de Taxista que está nervoso e quer descontar nas operadoras.
     Tem aquele salgadeiro, velho conhecido de cada ponto. Que sempre tem café, salgado, suco e até salada de frutas para matar a fome dos Curiangos.
     E os lavadores? Pessoal que pega pesado boa parte da noite e da madrugada deixando os Táxis limpos para o próximo Taxista começar a trabalhar. Destaco aqui o trabalho do André, do Zoinho e do Nei. Sem esquecer a dupla mais famosa dos Lava-jatos Cabelo e Cabelinho!
     Precisando de sapato de boa qualidade? É só falar com o Cavalcante, antigo vendedor de calçados para os Curiangos.
     Também tem o pessoal dos restaurantes servindo o bandeco ou nos servindo no próprio restaurante, com agilidade e carinho.
     Jogo do bicho é o que há nos pontos. Tem vezes em que a praça está ruim e acertar no bicho é a única saída para ajudar nas férias!
     Os lanches salvadores da noite, X-Salada e Cachorro-Quente são os mais pedidos pelos Curiangos que vão varar a noite.
     Isso tudo sem contar os mecânicos, borracheiros, funileiros e o pessoal que concerta os rádios.
     Concluindo! Tem muita gente que ganha como o Táxi em Campo Grande-MS