sábado, 14 de janeiro de 2012

LEI 12.468 (COMO FICOU) COMENTADA

      A lei 12.468 conhecida também como a Lei do Taxista infelizmente sofreu vetos, na minha humilde opinião de Taxista e Blogueiro não houve uma pesquisa com a parte interessada. No Brasil, isso é normal, infelizmente!

LEI Nº 12.468, DE 26 DE AGOSTO DE 2011.

Mensagem de veto

Regulamenta a profissão de taxista; altera a Lei no 6.094, de 30 de agosto de 1974; e dá outras providências.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecida, em todo o território nacional, a profissão de taxista, observados os preceitos desta Lei.

Até que enfim. Já não era sem tempo regulamentar essa profissão.

Art. 2º É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros.

Art. 3º A atividade profissional de que trata o art. 1º somente será exercida por profissional que atenda integralmente aos requisitos e às condições abaixo estabelecidos:

I - habilitação para conduzir veículo automotor, em uma das categorias B, C, D ou E, assim definidas no art. 143 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

II - curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovido por entidade reconhecida pelo respectivo órgão autorizatário; as características exigidas pela autoridade de trânsito;

Não ficou aqui estabelecido quem dará esses cursos. Porém, direção defensiva e primeiros socorros já são feitos quando você tira a habilitação.

IV - certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão competente da localidade da prestação do serviço;

Isso já é feito pelas entidades competentes em todo Brasil.

V - inscrição como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, ainda que exerça a profissão na condição de taxista autônomo, taxista auxiliar de condutor autônomo ou taxista locatário; e

Aqui diz que o Curiango precisa estar inscrito no INSS e não, pagando o INSS.

VI - Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, para o profissional taxista empregado.

Isso sim é uma boa coisa para se comemorar. Ai o Curiango poderá ter Férias, Décimo Terceiro e todos os direitos e deveres que a CLT trata.

Art. 4º (VETADO).

Esse artigo falava da classificação dos demais profissionais do Táxi. Patrão, empregado, frotista e arrendatário. Uma pena que foi vetado porque ficava mais claro o papel de cada um dentro desse universo.
Art. 5º São deveres dos profissionais taxistas:

I - atender ao cliente com presteza e polidez;

II - trajar-se adequadamente para a função;

III - manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene;

IV - manter em dia a documentação do veículo exigida pelas autoridades competentes;

V - obedecer à Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, bem como à legislação da localidade da prestação do serviço.

Art. 6º São direitos do profissional taxista empregado:

I - piso remuneratório ajustado entre os sindicatos da categoria;

Aqui tem um problema. Se deixar por conta do Sintaxi-MS o piso vai ser lá em baixo.
II - aplicação, no que couber, da legislação que regula o direito trabalhista e da do regime geral da previdência social.

Muito bom esse. Como dito acima, o Curiango vai se enquadrar na CLT com todos os seus direitos e deveres.
Art. 7º (VETADO).

Esse veto é terrível, pois, ele trata da contribuição do INSS e diz que quem deve pagar o INSS é o patrão.

Art. 8º Em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro, anualmente auferido pelo órgão metrológico competente, conforme legislação em vigor.

Isso já existia.

Art. 9º Os profissionais taxistas poderão constituir entidades nacionais, estaduais ou municipais que os representem, as quais poderão cobrar taxa de contribuição de seus associados.

Bom esse artigo. Tem muito dono de carro com medo disso. Mas, é só tratar bem o empregado, que não vai haver problemas.

Parágrafo único. (VETADO).

Tranquilo. Porque esse parágrafo trata dos direitos e deveres das Associações e Sindicatos que poderam ser montados.
Art. 10. (VETADO).

E um veto que para Campo Grande-MS não tem efeito porque esse artigo trata da documentação exigida pelo órgão regulamentador da profissão de Taxista.
Art. 11. (VETADO).

Ainda bem que esse foi vetado. Porque, a meu ver, era uma brecha para o comércio indiscriminado dos alvarás/placas que já acontecem em todo território nacional.

Art. 12. (VETADO).

Problema a vista. Esse artigo trata da transmissão do alvará/placa. Sendo que no texto original, o alvará/placa só poderia ser transmitido aos herdeiros legais e não comprado e vendido livremente como ocorre em muitas capitais brasileiras.

Art. 13. (VETADO).

Esquisito esse veto. Esse artigo diz que o alvará/placa não podera ser objeto de penhora.
Art. 14. (VETADO).

Esse veto ou esse artigo já era meio esquisito, pois, diz que o órgão competente é o único que pode apreender o veículo Táxi. Na verdade para o Curiango esse artigo não faz a menor diferença.

Art. 15. (VETADO).
Esse artigo diz: "Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação"

A lei entra em vigor mas, até hoje, 12 de Janeiro de 2011 portanto, 3 (três) meses depois da sua aprovação, a lei ainda não está valendo.
O importante para mim não é a publicação da lei, e sim a sua aplicabilidade.

Brasília, 26 de agosto de 2011; 190o da Independência e 123o da República.


DILMA ROUSSEFF

7 comentários:

  1. É oque vejo o taxista tem muitos deveres mas poucos direitos.(Infelizmente)... Ter qualidade de vida e um direiro que o trabalhador deve no minimo ter para sua sobrevivencia!!

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  2. Oi. Obrigado por ler e comentar no blog, fico feliz que tem gente que não é do Táxi se importando com o que acontece com os Taxistas. Você tem toda a razão ao dizer que nós temos muitos deveres e pouco direito. Se for contar só os direitos trabalhistas já dá um bom post. Não temos direito a férias, FGTS, acerto de contas, PIS, Carteira assinada, nenhum direito trabalhista.
    E por ai vai.
    Obrigado por participar do blog. Continue assim, lendo, opnando e clicando nos patrocinadores.

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  3. Sou táxista e venho por intermédio deste portal expressar minha profunda indugnação por o descaso do próprio SINDICATO DOS TÁXISTA e tabém de proprio governo do DF. A muitos anos que venhamos lutando por uma tarifa justa para o minimo de sobrevivenca tanto de nós táxista como tambem dos nossos familiares. Hojes nós somos a quinta capital que tem a tarifa mais barata do Brasil. Se não bastacemos temos a GASOLINA,ALCOOL,GNV e porque não dizer o custo de vida mais caro do país. Hoje oque mais ouvemos dizer é que o táxi de Brasilia é o mais caro do Brasil . Pois bem dizer que é mais caro é fácil dizer mas viver na pele dos táxista ai que é a quetão. Hojem em dia mais da metade dos táxista são locatário um alugel de táxis varia entre 60 a 100 reais por dia lembrano que a despesas com o comnbustivel café da manhã almoço lanche da tarde janta e outros fica no minimo mais de 110 reais por dia .Talvez vc não saiba mas a maioria dos táxista de Braslia fica anté uma semana sem ir pra casa o carro é seu primeiro lar , quando muitos que critica a categoria de táxi procurar ver a realidade desta gente que não tem banhero publico para fazer suas nessecidades um dormitório um ponto com cobertura local adecladro para fazer suas higiene corporal vestuária e do proprio veiculo. Pro outro lado vem a fiscalizaçaõ ezigino do trabalhadores uma coisa que o proprio governo não lhe dão suporte. Observação: Então fica aqui meu reláto é espero que o governo procuara olhar com mais atenção esta categoria que vive uma vida sofridae sem o minimo de dignidade para sobreviver .. !!

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    1. Prezado Anônimo - de 30 de janeiro de 2013,

      Estamos solidário com sua manifestação de inconformidade , com a nova lei, que deixa para os municipios sua regulamentação. Vamos nos unir em federação e mudar esta pagina.

      Taxista de Niterói - RJ

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  4. Meu amigo e colega de profissão, mantenho contato com vários Taxistas de várias capitais brasileiras, e sinto em lhe informar que esse problema não é só seu ai em Brasília - DF ou só meu aqui em Campo Grande-MS, infelizmente esses problemas que o Sr. nos relata é coisa da maioria dos estados brasileiro.
    A única coisa que o Sr. relata que nunca tinha ouvido falar, é de Taxista fazendo o Táxi de casa, tenho conversado com todo mundo e acredito que deva ser um fato isolado esse negócio de Taxista não voltar para casa e ficar dormindo no Táxi. (Fica até meio difícil de acreditar em tal situação)
    Também acredito que nos mobilizando, buscando contatos, tentando fazer a diferença, seja de um jeito ou de outro, nós vamos conseguir o respeito que tanto merecemos, tanto por parte do poder público em geral, quanto por parte dos patrões.
    Obrigado por participar desse blog, continue a ler e quando quiser mandar algum comentário, fique a vontade. Não deixe de clicar nos patrocinadores e me manda seu e-mail para gente poder trocar maiores informações sobre os Táxi de Brasília-DF.

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  5. Sou solidário ao comentário dos colegas. Cadê a periculosidade, a insalubridade a que estamos expostos. Sujeitos a acidentes e assaltos diariamente, ou a um contagio infeccioso, pois não sabemos se a pessoa que senta ao nosso lado tem alguma doença infectocontagiosa...o tempo para aposentadoria deveria ser revisto pelo governo e deveria ser diminuído urgentemente. Os direitos da profissão devem serem revistos, pois não atendem as necessidades dos taxistas. Outra coisa seria o governo subsidiar o combustível para a categoria, ninguém aguenta esses preços absurdos que são praticados.
    TAXISTA INDIGNADO
    PE
    PE

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  6. Boa tarde amigos taxistas do Brasil em geral. Sou taxista locatário do Rio de Janeiro, e também sou solidário e passo por toda sorte de problemas que vocês relatam, inclusive sobre o fato de as vezes ter que fazer o carro de casa.Estou pagando atualmente R$ 200,00 de diária, e vários colegas estão pagando o mesmo valor ou até mais. E aí como trabalhar com essa pressão nas costas. Somos muito cobrados e nada valorizados. Basta de covardia com o trabalhador!!!

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