A iniciativa ainda é pequena, mas não deixa de ser um
começo. Nesta semana foram entregues as duas primeiras unidades do Nissan Leaf
que integram o programa piloto para avaliar a viabilidade de veículos elétricos
operarem como táxi em São Paulo. O estudo é um dos primeiros resultados
concretos do Acordo de Intenções assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura
de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo.
Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do
Sul a assinar um acordo deste tipo, que inclui o apoio da Adetax (Associação
das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo). O programa começa na
segunda (11/06), quando os dois carros vão para as ruas.
Os veículos ficarão num ponto entre a avenida Paulista e a
rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos
serviços de transporte com emissão zero.
Os Leafs que a partir de segunda vão atuar como táxi em São
Paulo e circularão em um circuito pré-definido. Na fase seguinte, prevista para
meados do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais
oito unidades – todos disponibilizados pela Nissan do Brasil.
Além de estudar o comportamento de um veículo com tração
elétrica pelas ruas de São Paulo, o programa contará com uma rede de recarga.
Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de
carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, em que os taxistas
poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan Leaf com carga em até 30 minutos
e outros dez carregadores para o "reabastecimento" em até oito horas,
que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela
população. O Leaf tem autonomia de 160 quilômetros.
Imagina parar um Táxi por 08 (oito) horas para reabastecer? Não
tem quem aguente, mesmo porque, sabemos que um carro elétrico é bem mais caro
que um carro “normal”.
E não é trocando os motores dos Táxis de São Paulo de
gasolina/álcool para elétrico que vai se resolver o problema da poluição na
maior cidade da América Latina.
(http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item43525.shl)
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