sexta-feira, 8 de junho de 2012

TÁXI ELÉTRICO DA NISSAN COMEÇA A CIRCULAR SEGUNDA EM SÃO PAULO


     A iniciativa ainda é pequena, mas não deixa de ser um começo. Nesta semana foram entregues as duas primeiras unidades do Nissan Leaf que integram o programa piloto para avaliar a viabilidade de veículos elétricos operarem como táxi em São Paulo. O estudo é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo.

Nissan Leaf - foto Divulgação


     Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo deste tipo, que inclui o apoio da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo). O programa começa na segunda (11/06), quando os dois carros vão para as ruas.
     Os veículos ficarão num ponto entre a avenida Paulista e a rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero.
     Os Leafs que a partir de segunda vão atuar como táxi em São Paulo e circularão em um circuito pré-definido. Na fase seguinte, prevista para meados do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades – todos disponibilizados pela Nissan do Brasil.
     Além de estudar o comportamento de um veículo com tração elétrica pelas ruas de São Paulo, o programa contará com uma rede de recarga. Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, em que os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan Leaf com carga em até 30 minutos e outros dez carregadores para o "reabastecimento" em até oito horas, que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela população. O Leaf tem autonomia de 160 quilômetros.
     Imagina parar um Táxi por 08 (oito) horas para reabastecer? Não tem quem aguente, mesmo porque, sabemos que um carro elétrico é bem mais caro que um carro “normal”.
     E não é trocando os motores dos Táxis de São Paulo de gasolina/álcool para elétrico que vai se resolver o problema da poluição na maior cidade da América Latina.

(http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item43525.shl)



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