terça-feira, 30 de novembro de 2010

O CARRO TÁXI

Aqui o carro Táxi tem que seguir um padrão.
O carro para Táxi tem que ser necessariamente branco. Assim como em outras capitais. Apesar que no Rio de Janeiro o Táxi tem que ser amarelo com faixa azul ou no Paraná que o carro Táxi tem que ser Laranja abóbora.
O carro Táxi tem que ter o Taxímetro (aparelho para medir o valor da corrida) e um Atrack (que nada mais é do que aquela caixinha branca que fica no teto do carro). Que na maioria das vezes, acende à noite.
No interior dos estados os Táxis não tem cor definida.
O bom seria se todo o Brasil seguisse o padrão branco para Táxi.
Evitaria inclusive frases do tipo: “... ai moço, eu não sei, só sei que era um Táxi branco...”.
O melhor carro para o Táxi na atualidade, na minha opinião é o Fiat Siena Tetra Fuel 1.4 4 portas.
Por se tratar de um carro a gás já de fábrica, economiza-se tanto na manutenção quanto no abastecimento. Por se tratar de um 1.4, o carro não perde tanto o rendimento. Porque todo carro a gás, perde potência. E frisei o 4 portas por que o ideal para Táxi é que o carro tenha 4 portas para evitar que o motorista saia do carro toda vez que embarcar ou desembarcar o passageiro.
No mais, o carro Táxi é igual ao qualquer outro que roda por ai. Com outra diferença importante. Uma vez por ano o carro Táxi passa por uma vistoria na AGETRAN para averiguar se está tudo em ordem como o veículo.
Coisa que deveria ser feito no carro de passeio também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário