segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOBRE O SISTEMA DE TÁXI DE CAMPO GRANDE-MS

O sistema de Táxi consiste em um carro e um ponto (que em muitos lugares são chamados de Placa).
O ponto é a vaga onde fica o Táxi, em local determinado pela Prefeitura que neste caso é representada pela AGETRAN (Agência de Trânsito) da qual falarei em outra oportunidade.
O bom mesmo é ter o ponto e o carro.
Mas, existem donos de ponto que alugam essas vagas para Taxistas colocarem o carro nessa vaga, a isso, damos o nome de Arrendamento.
O Taxista compra um carro Táxi e põe no ponto onde o outro Taxista (sabe lá Deus por qual razão) não quer mais trabalhar com o Táxi, porém, não quer se desfazer do ponto. O Taxista interessado, paga um aluguel para o dono do ponto, bem como o I.N.S.S., o I.S.S. (Imposto Sobre Serviço) e se o proprietário do ponto for sindicalizado, o arrendatário paga também a mensalidade do SINTAXI (Sindicado dos Motoristas de Táxi), bem como toda documentação exigida. O valor varia de ponto pra ponto. Lógico.
Ao findar o contrato de arrendamento, o arrendatário devolve o ponto para o seu legitimo dono e fica com o carro.
O problema é que tem muito dono de ponto que quer arrendar o seu ponto e ainda por cima quer vender o carro que já tem (usado diga-se de passagem), é a chamada Luva.
Antigamente não se vendia o carro, mas, em troca, o arrendatário pagava uma Luva para o dono do ponto. Uma espécie de compensação. Que variava entre R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00.
Complicado.
Ora, se o Taxista vai arrendar o ponto ele tem o direito de escolher o carro que vai trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário