sábado, 5 de março de 2011

A GRINGA E A ÍNDIA

Certo dia me ligam de um hotel distante e famoso aqui na Capital.
Fui lá embarcar uma moradora do Texas. O vôo dela ainda iria demorar e ela me pediu para pararmos num lugar e comprar o tal pequi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi).
Pensei em levá-la ao Mercadão (http://www.mercadaocg.com.br/ ). Afinal, lá tem pequi e outras coisas aqui das redondezas, além de ser um ponto turístico aqui da cidade.
Chegando lá eu fui direto nas índias, que ficam do lado de fora do mercadão e são uma atração à parte, elas ficam ali, vendendo alguns produtos como palmito gueiroba/guariroba(http://pt.wikipedia.org/wiki/Guariroba ) , guavira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guavira ), pequi, milho, feijão de corda, quiabo, jabuticaba entre outros produtos.
A Gringa ficou maravilhada com as cores e os produtos que as índia ofereciam, e fora que as índias, são índias mesmo, uma coisa que chama a atenção de qualquer turista, sendo ele de fora ou de dentro do Brasil.
Eu perguntei quanto era o vidro de pequi em conserva.
A índia, muito esperta, porque viu que eu estava traduzindo tudo para a moça, colocou o preço do vidro de pequi nas alturas.
- Trinta reais. Disse a índia.
Eu achei um tremendo absurdo. Eu sabia que o preço não era aquele. Não podia ser. Fiquei bravo. Só porque a pessoa é de fora que temos que enfiar a faca? Não. Penso que a pessoa está visitando nosso País e merece o mesmo respeito que gostaríamos de receber caso fossemos para fora.
Fiquei puto.
Disse para Gringa que o pequi estava muito caro e que poderíamos ver se lá dentro do Mercadão achávamos coisa mais barata.
Agradeci a índia dizendo:
- Obrigado pela atenção, mas, isso não se faz.
Ela deu de ombros!
Entramos no Mercadão e qual a minha surpresa de achar o mesmo pequi por R$ 12,0 o vidro.
A Americana ficou encantada. Comprou 5 vidros de pequi, 2 kl de farinha de mandioca, chapéu pantaneiro, cigarro de palha, chaveiro, uns artesanatos e um pouco de pimenta.
Ela queria levar um pilão, só que eu orientei que teria que ter verificado antes se podia levar no avião, devido ao peso e outras implicações que poderia ocorrer.
Penso que os gringos já dão caixinhas (menos quando são mochileiros) então, para que cobrar mais caro?
Cobre o justo e seja feliz.
Dinheiro que vem fácil, vai fácil.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente!

    E, seus textos são ótimos! Parabéns!

    Janaina Freitas
    (A carioca q veio visitar a amiga na Páscoa)

    ResponderExcluir