quinta-feira, 28 de março de 2013

RECLAMAÇÃO NO AEROPORTO

     Em ponto de táxi mais caro, passageiros convivem com falta de serviço na hora do rush

Vinícius Squinelo e Natália Gonçalves 

     Dos 71 pontos de Táxi de Campo Grande, apenas um tem preço diferenciado: o do Aeroporto. Só a bandeirada, o valor que o taxímetro começa a rodar, já inicia em R$ 8,56 nos Táxi habilitados a operar no ponto nº 17, custo 90% maior que o cobrado por todos os outros táxis da cidade. Além de mais caro, o aeroporto lida diariamente com a falta do serviço nos horários de rush.
     São 38 Táxi no ponto do aeroporto, cerca de 8% da frota municipal (483 veículos), segundo dados da Agetran. Cinco ficam em frente à entrada e saída do saguão e o restante estacionado em uma área lateral.
     De acordo com a tabela municipal de preços dos serviços de Táxi, a bandeirada no ponto do aeroporto custa R$ 8,56, contra R$ 4,50 nos outros 70 pontos da cidade, uma diferença de 90%. Já o restante dos valores é o mesmo: R$ 2,40 por km em bandeira 1, R$ 2,80 na bandeira 2, R$ 16 por hora parada e R$ 0,40 por volume.

Os preços são estabelecidos por Decreto Municipal

     A diferença na bandeirada acaba encarecendo o custo da corrida para quem pega um Táxi no ponto nº 17 (Aeroporto). Para sair do aeroporto e ir até o centro, na Calógeras, uma distância de aproximadamente 8 km, a corrida não sai por menos de R$ 27,70. Se um Táxi de outro ponto fizer a mesma corrida, o valor fica em torno de R$ 23,70, 14% mais barato.
     A diferença pode ser ainda maior, já que não foi computado o custo da bagagem do usuário, uma vez que o cliente do aeroporto muitas vezes tem que pagar pelo excesso de peso.

Na hora do "rush" faltam táxis no ponto

     Além do valor mais salgado, o usuário tem que lidar com a falta de veículos na hora do rush, das 13h30 às 15h e das 21h30 às 22h30. “Temos muitas reclamações nestes horários. A demanda de passageiros é grande, mas podemos pegar uma pessoa por vez, nós dependemos apenas do ponto do local”, afirmou Ricardo Shleich, de 50 anos, Taxista há sete anos no ponto do aeroporto.
     Somente no horário noturno de rush pousam entre 10 e 12 aviões, conforme o dia da semana.

Logística

     A falta de Táxi nos horários de maior movimento é causada pela logística no aeroporto, segundo Bernardo Barrios, presidente do Sintax/MS, que representa os donos de Táxi.
     “São só cinco vagas na frente da entrada do aeroporto, e o resto estacionado num local próximo. Quando um Táxi pega um serviço, os outros não conseguem sair do estacionamento e chegar para atender o usuário, por isso parece que não tem Táxi”, afirmou Barrios.
     Os Taxistas reclamaram que ficam impedidos de transitar no local nos horários mais críticos, devido à movimentação de veículos particulares, vans e até mesmo Táxi de outros pontos.
     Sobre o valor da bandeirada, Barrios comentou que a diferença é regulamentada na legislação municipal (Decreto 11.763, de 16/02/2012), e que o valor mais caro se explica pelo tempo parado dos Taxistas do aeroporto, pelo excesso de bagagem e pelo alto custo de manutenção do ponto.

(http://www.midiamax.com.br/noticias/842443-ponto+taxi+mais+caro+passageiros+convivem+com+falta+servico+hora+rush.html)

     Sou defensor que o ponto de Aeroporto deveria ser onde ele está registrado, lá na Duque de Caxias.
     Sou defensor também que não exista ponto no Aeroporto, que ali fosse ponto livre, como é na Feira Central ou no Albano Franco. Isso evitaria stress entre a agetran e os Taxistas que forem lá no Aeroporto para pegar corridas, acabaria com a petulância dos Taxistas do ponto do Aeroporto, acabaria com o comércio ilegal do ponto que por sinal é o mais caro da Capital, acabaria com o absurdo de cobrar mais caro por um serviço igual ao de todos que trabalham aqui nas ruas (se for por tempo parado, tem ponto que não dá corrida e o Curiango fica lá parado um tempão também, aumenta a bandeirada deles, custo operacional com ponto? Que custo é esse? Pagar fiscal da agetran para multar quem vai lá embarcar? ou ainda, Pagar o rapaizinho que fica lá a noite se fingindo de fiscal da agetran? ou Pagar para o Aeroporto para o ponto ficar ali dentro? Se forem esses os custos operacionais, tira o ponto dali e vai acabar com todo esse gasto extra.), acabaria com a correria dos Taxistas do Aeroporto que acabam colocando a vida dos passageiros em perigo, acabaria a falta de Táxi no horário de pico.
     Pense nisso!

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