quarta-feira, 20 de março de 2013

ZECA COBRANDO BERNAL


Zeca cobra de Bernal revisão de concessões de taxistas para acabar com possível 'cartel'

Vinícius Squinelo

     O vereador Zeca do PT cobrou que o prefeito Bernal investigue o possível cartel do existente em Campo Grande. Segundo ele, se confirmada as denúncias, Bernal deve “tomar uma atitude política” para rever o método de concessões de táxis na cidade.
     Zeca afirmou que ao prefeito caberá também uma decisão política. “Existe denúncia de que uma mesma pessoa tem mais de 30 táxis, que existe um excesso de concessão, neste ponto Bernal pode pensar em agir”, afirmou.
     O prefeito, por seu lado, já garantiu que pode abrir investigação sobre a condição de trabalho dos taxistas, desde que haja uma denúncia oficial dos profissionais da área.
     O ex-governador ainda garantiu que está preparando um relatório sobre as condições de trabalho dos taxistas auxiliares – quem realmente dirige o veículo, mesmo não sendo proprietário. O parlamentar vai encaminhar um esboço de Plano de Cargos e carreira para a classe para Bernal.
     “Já estamos realizando reuniões com as secretarias municipais, como a Seinthra, também com a Delegacia Regional do Trabalho. Vamos montar uma Comissão para elaborar um proposta a ser apresentada ao prefeito”, explicou o ex-governador.
     A posição de Zeca ocorre após denúncias de taxistas auxiliares, que alegam não terem condições para trabalhar. Eles afirmam que pagam R$ 1 por km rodado aos permissionários, e arcam com quase todo o custo operacional do carro e do ponto, como a gasolina, a mensalidade do telefone, os impostos e até o cafezinho.
     Os profissionais denunciam ainda falta de diálogo com os donos de veículos, e que “quem abre a boca é demitido”, e falam ainda de “cartel do táxi”, com preços tabelados entre os proprietários. Também estaria existindo, segundo os auxiliares, um comércio ilegal de pontos de táxis na cidade.
     Para o vereador, com base nas informações dos taxistas auxiliares, a situação de trabalho é de “exploração”. “Estarei levantando esta temática nos próximos dias na Câmara. Já estou trabalhando para verificarmos a situação dos taxistas”, frisou.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário