sábado, 25 de dezembro de 2010

DE JA VU

Fila de táxi em aeroportos de São Paulo chega a levar uma hora

Não é só no check-in que os passageiros sofrem. Quem chega aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas tem enfrentado outro problema neste fim de ano: os táxis.
Nos terminais internacional e doméstico de Cumbica, a espera por um carro chega a uma hora. E não demorou para que motoristas piratas descobrissem um filão.
Na área de embarque, onde isso é proibido, taxistas pegam passageiros por um preço menor que o cobrado pela cooperativa oficial do aeroporto - R$ 80 contra R$ 95 tabelados até o centro.
"Quando a fila lá embaixo está muito grande, eles liberam para os outros motoristas aqui em cima", diz o taxista Bililiu.
O empresário Rodrigo Fernandes esperou 45 minutos por um carro para levá-lo à região da avenida Paulista.
"Contando mais ou menos uma hora que vai levar até eu chegar, vou gastar mais tempo do que no avião", afirma ele, que voltava de Brasília (uma hora e meia de voo).
"É vergonhoso um aeroporto como esse não ter um trem que leve até o centro. Em qualquer lugar do mundo é assim. Aqui é transtorno da hora do embarque até sair do terminal", diz a professora Ana Miranda.
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Passageiros fazem fila para pegar táxi no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP); espera chega a durar até uma hora
Passageiros fazem fila para pegar táxi no aeroporto de Cumbica; espera chega a durar até uma hora
AUMENTO DE FROTA
Presidente da Guarucoop (cooperativa de taxistas de Guarulhos), Edmilson Sarlo diz que os vereadores aprovaram uma lei que aumenta a frota em 133 táxis e que, em janeiro, um contrato emergencial foi fechado para trazer cem motoristas ao ponto.
"Estamos com um problema sério por falta de planejamento da Infraero. Quando tem problemas em Congonhas, todos os voos são transferidos para Guarulhos. Temos alguns picos de demanda, e isso cria um efeito cascata", afirma.
Responsável por fiscalizar os taxistas piratas, a Prefeitura de Guarulhos diz que vai intensificar o número de agentes de trânsito que fazem rondas nas imediações de Cumbica. A Polícia também pode multar as infrações de trânsito no local.
Em Congonhas, o ponto de táxi mais valorizado e mais disputado de São Paulo, motoristas têm se negado a levar passageiros a destinos próximos do aeroporto.
"O senhor vai para onde? Ah, para a avenida Indianópolis [zona sul] (do lado do Aeroporto) eu não levo", diz o motorista, que dá preferência ao próximo passageiro da fila, que iria ao Morumbi (zona oeste) (do outro lado da cidade).

(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/850751-fila-de-taxi-em-aeroportos-de-sao-paulo-chega-a-levar-uma-hora.shtml)

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